top of page

As propriedades curativas da água


Águas termais e suas propriedades no spa
Águas termais e suas propriedades no spa

Já falamos sobre a origem dos spas e hoje, neste artigo, a Amman Consultorias de Spas trará um pouco sobre as propriedades curativas da água.

Há séculos os benefícios de terapias com água eram desfrutados pelos povos mesopotâmicos, gregos, egípcios, turcos, romanos, pelos japoneses e, mais tarde, pelos europeus, que desenvolveram terapias e técnicas que, conjugadas com os benefícios da água, faziam sucesso e era muito procuradas. Hoje, as terapias com água seguem sendo utilizadas pela população por suas propriedades terapêuticas. Mas afinal, quais são os seus benefícios?


Termas de Araxá
Termas de Araxá

Pelo fato de permanecerem muito tempo em contato com as rochas subterrâneas antes de serem expelidas, as águas provenientes das fontes termais são quentes e muito ricas em sais minerais como zinco, ferro, magnésio, potássio, cálcio, entre outros. Elas proporcionam inúmeros benefícios para a saúde, que vão desde alívio a dores reumáticas até o conforto físico e mental, além de auxiliarem no controle da pressão arterial, no rejuvenescimento da pele e de sua ação anti-inflamatória e cicatrizante. Abaixo, conheça mais sobre eles:


1. Alívio de dores reumáticas

Um dos maiores benefícios das águas termais é amenizar as dores reumáticas, como a artrite reumatoide e a artrose, que afetam as cartilagens e articulações. Elas provocam muita dor, além de deformação e limitação dos movimentos. O calor das águas termais também alivia tensões musculares.


2. Amenizam problemas respiratórios

O vapor das águas termais funciona como um grande filtro para o sistema respiratório, principalmente no caso das crianças que sofrem com asma, resfriados, laringites, gripes e pneumonias. A rinite alérgica, também pode ser amenizada com banhos em águas termais, uma vez que há efeito direto no controle da umidade das vias nasais.


3. Rejuvenescimento da pele

Os sais minerais, gases, oligoelementos e nutrientes presentes nas águas naturalmente aquecidas combatem o envelhecimento precoce. O seu pH alcalino e silício, restauram as camadas mais profundas da pele, retardando o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Os benefícios das águas termais se estendem às pessoas que têm acnes, rosáceas e oleosidade, e também auxiliam no tratamento de problemas cutâneos como psoríase e eczema. O zinco, o silício e o selênio, substâncias presentes nessas águas, fortalecem a pele e reconstroem o tecido afetado.


4. Controlam a pressão arterial

O sistema circulatório é um dos grandes beneficiados pelas águas termais. Pessoas que sofrem com pressão alta podem ter uma ótima experiência em águas termais, pois o calor ajuda na vasodilatação. Também é benéfica para o coração, uma vez que o sangue passa a circular mais facilmente, enquanto os nutrientes e o oxigênio são transportados com eficiência.


5. Reduz o cansaço físico e mental

Um banho em águas termais tem a capacidade de promover o relaxamento, aliviando o cansaço físico e mental tão comuns hoje em dia.


6. Repõem os sais minerais

Por ser rica em sais minerais e oligoelementos (como ferro, cobre, iodo e zinco), que são perdidos na transpiração, as águas termais também são indicadas para quem pratica bastante atividade física


7 . Auxiliam na cicatrização

O teor alcalino das termas atua como anti-inflamatório e também auxilia na cicatrização da pele. Isso porque a composição química termal é rica nos oligoelementos, que servem para reconstruir a barreira natural da pele, regenerar as células traumatizadas e cicatrizar feridas expostas.


154 visualizações0 comentário
bottom of page