Confira as tendências de bem-estar para 2023 (parte 1)
O Global Wellness Summit (GWS) divulgou seu relatório anual, prevendo as tendências que dominarão a indústria global de saúde e bem-estar em 2023. Neste artigo, vamos falar sobre seis delas.
O relatório “Future of Wellness 2023" foi apresentado em um evento em Nova York no final de janeiro, contendo as 12 principais tendências de bem-estar que irão impactar a economia do bem-estar em 2023. Além disso, uma pesquisa internacional divulgada no relatório revela que a longa pausa forçada pela pandemia transformou a própria ideia de “bem-estar”. As pessoas agora estão mais reflexivas, valorizando mais a ciência, estão mais preocupadas umas com as outras e com o planeta e querem soluções que façam sentido e que funcionem.
A previsão apresentada no relatório foi baseada nas percepções de executivos globais de empresas de bem-estar, economistas, médicos, investidores, acadêmicos e tecnólogos que se reúnem todos os anos no Global Wellness Summit (GWS).
Confira abaixo seis das doze tendências que foram apresentadas:
1. O bem-estar vem para a epidemia de solidão
Sabemos que a solidão está aumentando vertiginosamente e que um dos fatores principais para saúde e felicidade são os relacionamentos. Apesar disso, o mercado de bem-estar liderou na última década com duas frentes: muitos produtos produtos com apelo “tempo para mim” e bem-estar digital - ambas jornadas solitárias de “autocuidado”. Mas, a pandemia provou ser o ponto de ruptura. A maior tendência de bem-estar é o desenvolvimento de novos espaços e experiências que unem as pessoas na vida real - de forma criativa e intencional - onde a conexão social é o centro do conceito.
2. De viagens globais ao hiper-indígena
Com uma nova crítica do bem-estar como um grande apropriador cultural, além de um movimento crescente de justiça social e maior ênfase na autenticidade, os viajantes estão agora buscando experiências culturais muito mais profundas e mostrando interesse em ir a fontes de cura e conhecimento antigos para aprender como eles cuidam da terra e de si mesmos. Viagens para imersões indígenas e ir a fontes culturais para o bem-estar é uma grande tendência de viagens para 2023.
3. O bem-estar no local de trabalho finalmente começa a significar algo
Neste capítulo os autores apontam que o bem-estar dos funcionários está sendo repensado de forma muito necessária. Os empregadores usam casualmente a palavra “bem-estar” desde a década de 1980. Mas quatro décadas depois, há pouco a mostrar. Em todo o mundo, 70% dos trabalhadores sofreram esgotamento no ano passado, e um estudo global recente descobriu que 38% dos trabalhadores odeiam tanto seus empregos que não desejariam isso nem para seu pior inimigo. Claramente, todas essas iniciativas de “bem-estar no local de trabalho” não foram eficazes. Mas com a pandemia acelerando drasticamente as mudanças nos modelos de trabalho e a crise da saúde mental, as coisas estão mudando para melhor.
Esquemas superficiais de bem-estar no trabalho estão sendo substituídos por soluções mais significativas. Um melhor equilíbrio está sendo alcançado por meio de movimentos como férias estendidas em toda a empresa e o “direito de desconectar” de e-mails após o expediente; e temas antes estigmatizados, como menopausa e infertilidade, ganhando a atenção dos maiores empregadores do mundo. Até os psicodélicos estão entrando em cena, com a Enthea pronta para lançar a terapia com cetamina como um benefício no local de trabalho nos EUA este ano. A reforma do bem-estar no local de trabalho está em andamento e deve mudar tudo, desde como nos conectamos com colegas de trabalho até o que procuramos em um emprego.
4. De beleza “limpa” a beleza biotecnológica
Esta tendência revela que, no mundo da beleza, a mudança para produtos baseados em dados nunca foi tão evidente. Ela aponta uma reviravolta na conversa sobre “beleza limpa”, para um desejo por produtos apoiados pela ciência. Nessa tendência, foram analisadas a evolução do greenwashing e das falsas alegações até o novo - e bem-vindo - desenvolvimento de produtos médicos, biopositivos e avançados em tecnologia. As indústrias de beleza e bem-estar têm a oportunidade de mudar a forma como os consumidores vêem os ingredientes sintéticos usando ciência e tecnologia para proteger as cadeias de suprimentos e abrir caminho para inovações.
5. Infraestrutura urbana pode salvar cidades
O papel da cidade foi reinventado inúmeras vezes ao longo dos séculos (elas foram entrepostos comerciais, centros políticos e artísticos e, recentemente, selvas de concreto de varejo e escritórios). Mas a pandemia serviu como um alerta para o quão mal nossas cidades estão, provocando um novo reconhecimento da relação entre a saúde das cidades e a saúde de seus habitantes. As cidades globais estão agora se reconstruindo em torno das necessidades de bem-estar de seus cidadãos. A “infraestrutura de bem-estar urbano” não é mais vista como um luxo, mas sim uma necessidade.
Essa tendência examina maneiras diversas e criativas de como uma infraestrutura de bem-estar urbano – a fusão de melhorias de capital e oportunidades de negócios que tratam de forma holística da saúde social, mental e física – está sendo adotada em todo o mundo como uma solução para acelerar o crescimento, alimentando a recuperação pós-pandemia. e cultivando cidadãos mais saudáveis e felizes.
6. Gordura marrom e o avanço para obesidade
Aproveitar a capacidade de viver mais e “mais jovem” está entre as maiores tendências da medicina e do bem-estar atualmente. Com tanta desinformação sobre dietas e saúde metabólica, uma tendência – escrita por um médico – explora como a transformação da gordura branca em marrom pode ser o avanço da obesidade. A gordura marrom aumenta a densidade mitocondrial e queima muitas calorias, enquanto a gordura branca é metabolicamente ineficiente e não usa muita energia. Mover gordura branca para marrom aumenta a perda de peso, mas a obesidade é uma doença grave que pode ser um fator chave para doenças cardíacas, câncer, demência e muito mais.
No site do Global Wellness Summit (GWS) você tem acesso a mais detalhes do relatório.
Fique ligado no blog da Amman, que traremos mais um post sobre este tema, com as outras 6 tendências de bem-estar para 2023.
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