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Confira as tendências de bem-estar para 2023 (parte 2)

O Global Wellness Summit (GWS) divulgou seu relatório anual, prevendo as tendências que dominarão a indústria global de saúde e bem-estar em 2023.



O relatório “Future of Wellness 2023" foi apresentado em um evento em Nova York no final de janeiro, contendo as 12 principais tendências de bem-estar que irão impactar a economia do bem-estar em 2023. Já falamos sobre as seis primeiras tendências apontadas em artigo anterior.

Agora, abordaremos neste conteúdo as outras seis tendências identificadas.


7. União entre bem-estar e governos

As políticas de bem-estar ficaram anos em construção, mas a partir de 2023 elas evoluirão, se multiplicarão e se fortalecerão. Os governos sabem os custos econômicos e sociais que surgem quando as pessoas não se sentem mental e fisicamente bem, o impacto na redução da força de trabalho e na produtividade. O bem-estar preventivo economiza dinheiro público porque sempre custa menos do que remediar.


O que foi identificado nesta tendência é que, agora, mais governos estão mudando do conhecimento para a ação, adotando políticas diversificadas voltadas para o bem-estar físico, mental, laboral, ambiental e até financeiro, desde campanhas de alimentação saudável até o financiamento da agricultura regenerativa e proteção da biodiversidade. Portugal (e outros países) tem como objetivo promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal com novas leis de “direito à desconexão”, proibindo os empregadores de entrar em contato com os trabalhadores após o horário de expediente. O Japão lançou um projeto nacional abrangendo uma série de objetivos de bem-estar, com foco em aumentar o tempo de saúde de sua população idosa. Mais de 85 países legislam contra bebidas açucaradas. O gabinete do prefeito da cidade de Nova York investiu US$ 44 milhões para treinar 200 mil médicos e enfermeiros sobre como usar a medicina preventiva.


8. Bem-estar azul

A pandemia estimulou uma “fome” por experiências na natureza. Mas quando falamos de natureza, normalmente pensamos e ficamos em terra firme. O que aponta esta tendência é que, em 2023, as pessoas vão buscar por um “bem-estar azul”, com um aumento global em novos destinos de fontes termais e natação selvagem.

As fontes termais estão prestes a ser a próxima grande novidade no bem-estar. Há um grande número de destinos novos e em desenvolvimento desse tipo no mundo todo - da Austrália aos EUA (onde cerca de 50 novos projetos estão em andamento). Uma nova era social em fontes termais chegou, onde os projetos estão combinando entretenimento ao vivo, aulas aquáticas de bem-estar, restaurantes e bares com imersão tradicional. Em Peninsula Hot Springs, na Austrália, é possível curtir bandas ao vivo em anfiteatros de fontes termais e praticar ioga em fontes termais; no Sky Lagoon em Reykjavik, é possível aproveitar o sol da meia-noite enquanto saboreia prosecco em um bar aquático; em breve será possível assistir a um jogo de beisebol enquanto mergulha nas fontes termais do ESCON Field de Hokkaidos. Isso é bem-estar social e acessível e está atraindo um público mais jovem e diversificado.


9. Esporte e novos modelos de negócios para hotelaria

Marcas de hospitalidade inteligentes estão respondendo às demandas de clientes focados no bem-estar, olhando além da academia, em busca de equipamentos de nível profissional, aulas de ginástica e programação de bem-estar. Algumas redes de hotéis estão criando instalações que atendem equipes esportivas amadoras ou profissionais, expandindo a função do hotel e garantindo qualidade profissional para todos. Essa tendência prevê que as empresas que apoiarem essa evolução se tornarão as marcas preferidas das gerações futuras. O estilo de vida focado no bem-estar de atletas profissionais e de elite está alimentando essa tendência e aumentando a demanda por bem-estar de nível profissional em hotéis e resorts. Esportes de todos os tipos estão sendo vistos como uma estratégia para atrair e se conectar com consumidores orientados para o bem-estar.

10. Integração Multissensorial

Os avanços da neurociência e da neuroestética confirmam que, quando combinados, os sentidos elevam nossa experiência humana. A natureza é multissensorial e as pessoas também. Os sentidos sempre estiveram presentes no bem-estar. Na verdade, subconscientemente associamos muitas atividades de bem-estar a um sentido ou outro… spa é toque, música de bem-estar é som, cromoterapia é cor, comida saudável é sabor e termal é temperatura. Essa abordagem isolada está mudando rapidamente. Agora as marcas estão acessando vários sentidos simultaneamente para melhor apoiar os resultados de bem-estar, ampliar a experiência e influenciar a mudança comportamental. De marcas de bem-estar a spas e varejistas, estão experimentando combinações lúdicas de luz e som, luz e sabor, etc., para criar conexões e momentos mais significativos.

11. O Velho Oeste Selvagem do Biohacking

Biohacking é a tentativa de controlar a biologia e desafiar doenças, decadência e morte para que possamos nos tornar sobre-humanos. A ideia não é nova; nossos ancestrais eram biohackers magistrais e desenvolveram ferramentas como jejum, isolamento, cânticos, ioga, artes marciais, manipulações de temperatura corporal e medicamentos tradicionais para aumentar sua saúde e bem-estar. No entanto, há uma nova tendência no biohacking com tecnologia. Supertecnologias como IA, interfaces cérebro-computador, detecção sem sensor, xenobótica, nanobótica, probióticos, impressão de tecidos 3D, computação em nuvem e tecnologias blockchain nos permitem manipular moléculas, modificar genes, gerenciar micróbios, criar robôs vivos, regenerar partes do corpo, monitorar e rastrear métricas de saúde e manipular nossas entradas sensoriais.

A IA pode perceber e fazer coisas que os humanos simplesmente não conseguem. A IA em breve disponibilizará cuidados médicos para todos na Terra, enquanto o biofeedback alimentado por IA controlará nossa temperatura, pressão, cor, som, cheiro e entradas eletromagnéticas em tempo real para criar jogos de realidade aumentada que nos levam a jornadas de cura personalizadas.


12. Fé nos negócios

A pandemia despertou em muitos um ressurgimento da fé. E o universo corporativo está olhando para isso. Embora as iniciativas de diversidade, equidade e inclusão nos locais de trabalho tenham se concentrado em raça, gênero, orientação sexual e populações marginalizadas, um aspecto que foi deixado de fora da conversa agora está emergindo: a religião. À medida que os locais de trabalho se transformam para abordar a inclusão, o propósito e o bem-estar dos funcionários, mais empresas estão explorando a identidade completa de seus colaboradores, incluindo a religião como uma parte completa de seus compromissos de diversidade e inclusão.


A religião é um identificador importante para mais de 84% das pessoas no mundo e as populações religiosas estão superando as populações não religiosas em 23 para 1. A inclusão em torno da fé tem um grande impacto no recrutamento, retenção e receita e é um fator poderoso na saúde dos funcionários.


No site do Global Wellness Summit (GWS) você tem acesso a mais detalhes do relatório.


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