Conheça as cinco competências para a promoção do bem-estar
Em 2017, o Conselho de Excelência em Certificação de Bem-Estar (CWCE) lançou o Modelo de Competência de Promoção de Bem-Estar do *National Wellness Institute (NWI). Este modelo, que vocês conhecerão melhor no decorrer deste artigo, é um padrão para profissionais de bem-estar e tem o objetivo de fortalecer os seus conhecimentos e habilidades, fornecendo uma estrutura que impulsiona o bem-estar multidimensional e multicultural de alto nível. Em 2020, o NWI colaborou com a Butler University para conduzir um estudo esclarecendo e apoiando a validade do Modelo de Competência, considerando cinco competências atuais, que são:
Autenticidade e Autoconhecimento
Abordagens da pessoa como um todo
Práticas Inclusivas e Responsivas
Comunicação e Conexão
Princípios legais e éticos
Conheça a seguir um pouco mais sobre cada uma dessas cinco principais competências e a que eles se referem.
1. Autenticidade e autoconhecimento
Envolver-se em uma reflexão contínua para expandir o crescimento pessoal e o desenvolvimento profissional em múltiplas dimensões do bem-estar.
Demonstre compromisso com a promoção do bem-estar, modelando práticas de estilo de vida saudável.
Estabeleça relações autênticas e de apoio à autonomia.
Reconheça as próprias limitações na promoção do bem-estar e encaminhe os clientes para outros profissionais sempre que necessário.
2. Abordagens dos sistemas e das pessoas como um todo
Use uma abordagem ecológica (por exemplo, interações entre o indivíduo, a família, a organização, a comunidade e os sistemas sociais) para entender como os sistemas dinâmicos afetam a experiência de bem-estar de um cliente.
Avalie características, interesses e necessidades individuais e/ou grupais usando uma abordagem multidimensional.
Identifique recursos e materiais de saúde e bem-estar que permitam o autoconhecimento e a autodireção de um cliente.
Aplique teorias e modelos relevantes para explicar o papel integrado dos aspectos físicos, sociais, intelectuais, emocionais, ocupacionais e espirituais na busca humana e na experiência do bem-estar ao longo da vida.
Adote práticas de comunicação centradas no cliente, de forma a considerar aquela pessoa como um todo, integralmente, reconhecendo no processo de comunicação a influência de fatores como variáveis sociodemográficas e visão de mundo.
Forneça informações baseadas em evidências apropriadas ao desenvolvimento e culturalmente relevantes para educar as pessoas sobre bem-estar.
Use processos participativos, humanizados e baseados em pontos fortes para criar oportunidades que levarão ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.
Use técnicas apropriadas (por exemplo, baseadas em pontos fortes, cognitivo-comportamentais) para encorajar as pessoas a serem participantes ativos em suas jornadas de bem-estar.
3. Práticas Inclusivas e Responsivas
Pratique a autoconsciência e a autorregulação para minimizar os efeitos de preconceitos pessoais ao trabalhar com indivíduos e grupos diversos.
Pratique competência multicultural, reconhecendo a dinâmica de opressão e privilégio nas experiências vividas por um indivíduo.
Demonstre compaixão, integridade e respeito por diversos indivíduos e grupos, incluindo diversidade de sexo, idade, cultura, raça, etnia, deficiências, tamanho do corpo, orientação sexual, status socioeconômico e identidade de gênero, entre outros.
Trabalhe para descobrir os pontos fortes, preocupações e valores dos indivíduos usando uma abordagem de investigação centrada na pessoa, que inclui escuta ativa para ajudar a definir metas e estratégias de bem-estar adequadas.
Auxilie as pessoas na identificação de barreiras ou resistência à mudança que estão interrompendo sua capacidade de integrar comportamentos promotores de bem-estar em suas vidas.
Adapte estratégias de bem-estar para atender às necessidades individuais, geográficas e culturais, reconhecendo que não existem modelos ou processos universalmente corretos.
4. Comunicação e Conexão
Reconheça a influência do desenvolvimento organizacional, liderança e cultura no bem-estar individual.
Articule para as principais partes interessadas o valor do bem-estar para os indivíduos e como ele apóia a missão, o propósito e os objetivos estratégicos da organização ou da comunidade.
Estabeleça relacionamentos colaborativos e equipes interdisciplinares para promover práticas sustentáveis de bem-estar que atendam aos objetivos individuais, organizacionais e/ou comunitários a longo prazo.
Use métodos e tecnologias de comunicação inclusivas para apoiar, gerenciar e promover iniciativas de bem-estar.
Use feedback quantitativo e qualitativo para avaliar continuamente a qualidade e a eficácia das iniciativas.
Use dados quantitativos e qualitativos para comunicar as principais descobertas às partes interessadas.
5. Princípios legais e éticos
Cumpra os padrões legais de confidencialidade, conformidade e relatórios obrigatórios.
Trabalhe dentro do seu escopo de prática e de acordo com o Código de Conduta específico da sua profissão.
Mantenha relacionamentos éticos.
*Sobre o National Wellness Institute (NWI)
O National Wellness Institute (NWI) é líder no fornecimento de desenvolvimento profissional e oportunidades de engajamento que apoiam indivíduos de uma variedade de disciplinas na promoção do bem-estar da pessoa como um todo.
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