• Amman Consultoria

Hygge e a experiência de um spa em casa

Tornar sua casa um refúgio para viver, trabalhar e também para praticar o autocuidado veio para ficar. Conheça algumas técnicas para transformar seu cantinho num verdadeiro hyggekrog (ou recanto hygge)

ambiente aconchegante

O bem-estar pode ser considerado tendência não só na infraestrutura de condomínios, como o projeto Platô, desenvolvido pela Amman Consultoria de Spas para a Even Construtora e Incorporadora, mas também em residências. Spa em casa também é tendência

A necessidade de tornar o interior das casas mais aconchegante tem se tornado talvez primordial para uma boa convivência e para o bem-estar familiar. Hoje, após meses de confinamento obrigatório devido a pandemia do COVID-19, muitas pessoas identificaram a importância de tornar suas casas um refúgio para viver, trabalhar e também para proporcionar momentos de relaxamento e autocuidado.

Pensando nisso, a Amman, preocupada em buscar inspirações no mercado internacional, traz um novo conceito de experiência de bem-estar em residências, aliando a prática do spa em casa com o hygge. Hygge nos países nórdicos

A prática de tornar os ambientes residenciais mais aconchegantes e convidativos é uma prática muito comum nos países nórdicos. Conhecido como hygge (pronuncia-se <rô-ga>), traduz um senso de conforto, união e bem-estar.

Segundo Meik Wikings, autor do livro The little Book of Hygge (O pequeno livro do Hygge, em tradução livre), “você reconhece hygge quando o sente. Hygge significa ser abraçado por alguém que ama enquanto relaxa no sofá de casa, ou estar reunido com seus amigos para comer uma refeição especial. São aquelas manhãs frescas de céu azul, quando a luz na janela está perfeita”.

Trata-se de apreciar os pequenos prazeres da vida, desfrutar do simples, sem exageros. Você pode estar sozinho, curtindo seu momento, ou acompanhado.


A palavra hygge tem origem norueguesa e já teve diversos significados ao longo da evolução dos povos nórdicos. Em norueguês, a palavra tem significado bem-estar. No entanto, pode também ter sido criada a partir da palavra hug ou hugge (abraçar), ou de hygga (confortar), e até de hugr (humor), originárias do dialeto nórdico. Curiosamente, humor, conforto, abraço e bem-estar descrevem elementos do que é o hygge hoje.

O autor do livro, que também estuda a felicidade (Meik Wiking é CEO do Happiness Research Institute em Copenhage), afirma que hygge também está relacionado a liberação de ocitocina, o hormônio do amor:

Hygge é uma atividade pessoal, particular, muitas vezes conectada com aconchego ou companhia, o que nos leva a conclusão que o corpo produz ocitocina durante esses momentos... Talvez não seja coincidência que tudo que nos traz hygge enaltece os sentimentos de calma, segurança e felicidade”.


Dinamarqueses e o design de interiores

A paixão dinamarquesa pelo design de interiores, já conhecida mundialmente também se deve a prática do hygge. Enquanto outros países têm a cultura da vida social em bares, restaurantes, os dinamarqueses preferem o hjemmehygge (hygge em casa) – entre outras razões, para evitar as baixas temperaturas durante os meses mais frios do ano, além dos preços altos para comer fora de casa.

Por isso, os dinamarqueses tendem a investir na decoração e no conforto de suas casas. Para eles, toda casa precisa de um hyggekrog (recanto hygge). Um local onde você ama passar seu tempo livre. Um local aconchegante para receber amigos, descansar, ler um livro ou tomar uma xícara da sua bebida preferida.



E muito se pode aproveitar deste conceito nórdico, aplicando-o em nossa própria cultura e nossos lares, sem muito investimento. Basta a intenção de tornar sua casa como um lugar para viver, trabalhar e também para relaxar, praticar o autocuidado e se conectar consigo mesmo. Um momento hygge

Não há ambiente ideal. Basta identificar aquele canto da casa em que você se sente mais acolhido, tranquilo.

O banheiro normalmente é o primeiro local que relacionamos quando pensamos em um spa em casa, e podem ser projetados sob medida em espaços menores. Cada vez mais pessoas estão aproveitando o espaço para deixá-lo mais bonito, mas também torná-los ideais para o descanso e relaxamento.




O uso das cores, abdicando da ideia dos banheiros neutros, também favorece a prática da cromoterapia, além de combinar com adição de elementos naturais no projeto, como pedras naturais.


Caso não haja a possibilidade, outros elementos podem reforçar o relaxamento e bem-estar em outros cômodos, como um quarto, sala ou varanda.


 

A Amman Consultoria de Spas, com base em projetos já realizados para seus clientes, sugere algumas ideias para aguçar os cinco sentidos e transformar seu ambiente em seu hyggekrog (recanto hygge):

  • Adicione plantas e flores em seu recanto, não só para filtrar o ar do ambiente, mas também para reforçar a conexão com a natureza, dar mais cor. Para escolhê-las, analise a intensidade da luz e a ventilação do seu espaço;

  • Utilize tapetes, mantas e almofadas, além de cortinas leves que favoreçam a iluminação natural. Para as paredes, opte por cores que se aproximam dos tons da natureza, como o azul, o verde ou o terracota. Isso pode reforçar o aconchego de seu espaço.


  • Para iluminação, abajures e pequenas luminárias com uma luz amarelada, mais quente e mais fraca, também tornam o ambiente mais convidativo.

  • Escolha uma trilha sonora e deixe-a em som ambiente. Isso pode ajudá-lo a se desconectar;

  • Difusores, velas aromáticas ou incensos também podem transformar o ambiente, e ajudá-lo a acalmar a mente;

  • Utilize óleos essenciais para inalar ou realizar uma automassagem. Misturada com seu creme ou óleo corporal, eles possuem diversos benefícios corporais.

  • Aposte naquela prateleira de livros, numa poltrona confortável, ou decore um móvel com fotos que te conectem com a sua essência e com as pessoas que você ama.


Hygge é sobre saborear o momento, desfrutar dos simples prazeres da vida. Em muitos momentos, hygge é a tradução do simples e modesto jeito de viver dinamarquês. E muito podemos aproveitar deste conceito tão rico de significado, que não pode ser traduzido em uma só palavra.

A Amman Consultoria de Spas está preparada para atender suas necessidades num projeto residencial. Com nossa expertise, estamos disponíveis para ouvir todas as suas ideias e orientá-lo, transformando-as no melhor projeto hygge para sua casa. Trabalhamos em benefício do seu bem-estar.

37 visualizações0 comentário