top of page

Experiências de bem-estar “sem o toque”, você conhece?

Para a Amman Consultoria de Spas, terapias integrativas e alternativas à massoterapia podem se tornar atrativos ao consumidor que busca bem-estar e distanciamento social pós-pandemia.


O mercado e especialistas indicam que o turismo de bem-estar está em alta, com perspectivas e oportunidades para o segmento assim que as atividades econômicas forem retomadas. Arriscamos dizer que o bem-estar também é uma resposta às mudanças sociais atuais, já que busca justamente trazer um novo conceito de vida saudável e equilibrada. Tudo o que procuramos após meses de isolamento social.

Com o COVID-19, tendências que vinham timidamente alterando nosso comportamento, ganharam velocidade. E com o segmento do turismo, não poderia ser diferente. Muitas transformações que estão surgindo para se adequar aos novos tempos, podem ficar e se estabelecer como padrão, transformando nossa maneira de viajar, de consumir e de integrar o turismo em nossas vidas.

O turismo de bem-estar para encantar seu cliente

Com clientes mais exigentes, buscando alternativas que priorizem o distanciamento social, oferecer serviços individuais e personalizados podem se tornar atrativos ao consumidor. E para “surfar nessa onda”, não é necessário contar com grandes investimentos, mas sim buscar soluções alternativas que desconstruam conceitos, entregando um serviço de qualidade.

Pesquisas indicam que o mercado de bem-estar tem buscado inovar nas terapias. Experiências integrativas e alternativas à massoterapia, ou seja, inovações em tratamentos e experiências de bem-estar “sem o toque” têm surgido e podem ser uma tendência associada ou não à massagem, e definitivas para o setor.

Experiências em prol do relaxamento e da interiorização

A Amman Consultoria de Spas, que já atuava com projetos personalizados e também buscava inovação no quesito bem-estar, com a pandemia, está acelerando suas pesquisas no mercado internacional a procura de soluções que se enquadrem neste novo cenário mundial, sem deixar de lado a qualidade da experiência de hóspedes e clientes.

O caminho de pedras (reflexologia), a cromoterapia, a aromaterapia ou a musicoterapia são exemplos das terapias integrativas “sem o toque”, já parte integrante dos projetos desenvolvidos pela empresa. Seus projetos promovem a integração de experiências, terapias e ambientes, buscando o despertar do bem-estar e da autoconsciência.

No Brasil, também chamadas de Práticas Integrativas Complementares (PIC), fazem parte de um campo de conhecimento que vem se desenvolvendo desde o início da civilização, e tem a intenção de manter ou restaurar a saúde física e mental de forma integrada. Nela, a alma (emoções, sentimentos e pensamentos) é vista como indissociável da parte física (corpo), e os processos físicos e doenças relacionam-se a estados mentais e emocionais.


São experiências que tem como premissa o relaxamento e interiorização, utilizando técnicas e tratamentos através dos sentidos, como: tato, visão, audição e olfato.

Experiências de bem-estar “sem o toque”

Confira aqui, algumas das experiências de bem-estar “sem o toque”, desenvolvidas pela Amman Consultoria de Spas:

Caminho de Pedras (Reflexologia)


ree

Neste projeto, transformamos uma área comum em um ambiente terapêutico. Com um caminho de pedras em que é possível caminhar descalço, exploramos pontos reflexos concentrados nos pés, o que pode aliviar tensões e melhorar a circulação.

A prática, uma espécie de reflexologia, é muito comum na China, onde é chamada de “tap shek”. Na Coréia, caminhos de reflexologia são instalados em parques públicos, com o intuito de promover alívio e benefícios em pés cansados e doloridos.

Em nosso projeto, sugerimos ainda um exercício de respiração profunda durante a prática e, ao final, uma meditação guiada, para intensificar a interiorização e o relaxamento.


Sala das Cores (Cromoterapia)


ree

Integramos neste projeto de bem-estar uma sala de cromoterapia, que utiliza a vibração das cores para restaurar o equilíbrio e harmonia do corpo, da mente e das emoções.

As cores são integradas ao ambiente, atuando nos campos corporais desarmonizados e estimulando sua capacidade regenerativa. O azul é a cor mais utilizada em espaços como este, já que, por suas propriedades calmantes e relaxantes, ajuda no combate de agitações físicas e mentais.

A sala proporciona o conforto necessário para se relaxar, esvaziar a mente e se conectar com os estímulos sensoriais. É possível ainda atrelar à experiência a musicoterapia e a aromaterapia, promovendo um relaxamento ainda mais profundo.


Aromaterapia


ree

Todas as terapias e tratamentos sugeridos pela Amman se beneficiam da aromaterapia, uma técnica milenar praticada desde a antiguidade, que utiliza óleos essenciais para melhorar a saúde e reequilibrar as emoções.

Os óleos essenciais extraídos de diversas fontes naturais, tais como: flores, frutas, ervas e sementes, agem sobre diversos sistemas do organismo como o sistema linfático e imunológico, sendo assim importantes para o bem-estar físico.

Utilizamos óleos essenciais não só em massagens, mas também no início e fim de rituais terapêuticos, trazendo benefícios estéticos, mentais e emocionais.


Musicoterapia


ree

Não poderíamos deixar de explorar uma terapia integrativa tão importante para promover o bem-estar e o relaxamento, como a musicoterapia.

Esta prática age diretamente no cérebro, estimulando diferentes regiões, principalmente o sistema límbico, responsável pelas emoções, motivação e afetividade. Ela ainda aumenta a produção de endorfina, hormônio que proporciona sensação de prazer e bem-estar.

Em todos os nossos projetos sempre estudamos a acústica ideal, além da playlist para cada tipo de ambiente ou tratamento. Além disso, associamos musicoterapia a outras Práticas Integrativas Complementares (PIC), como a cromoterapia e a aromaterapia, priorizando assim a sensação de relaxamento e bem-estar durante a vivência.


Confira também algumas novidades no mercado brasileiro, em estudo para implementação pela Amman:

Haloterapia ou Saloterapia (Sala de Sal)


ree

Conhecida como haloterapia, ou saloterapia, trata-se de uma terapia ancestral que recomenda a inalação de sal para cuidado de doenças corporais e respiratórias.

Seus efeitos calmantes e desintoxicantes podem apoiar os sistemas imunológico, nervoso e linfático.

Sessões de 15 a 20 minutos, com respiração lenta e profunda, já garantem momentos de imersão e ótimos resultados. A inalação de partículas pode ainda ajudar na redução do estresse, aumento de energia e melhoria do sono, além de atuar diretamente do sistema imunológico.


Flutuação Sensorial


ree

Uma experiência de flutuar sem esforço. Uma vivência com profunda meditação na água, proporcionando sessões terapêuticas de relaxamento e bem-estar.

A água aquecida e os sais de Epsom (sulfato de magnésio), num tanque de flutuação acolhedor e seguro, silencia os estímulos externos para liberar e ativar a mente, mantendo a pessoa acordada, porém em estado de relaxamento.

Trata-se de um tanque de privação sensorial, que proporciona uma forte redução no estado de ansiedade e uma melhora substancial no humor.

Sessões no tanque de privação sensorial podem trazer inúmeros benefícios relacionados ao estresse e ansiedade, além da recuperação da fadiga muscular, alívio de dores e inflamações nas articulações. Uma experiência singular para expansão da consciência e do autoconhecimento.

 
 
 

Comentários


bottom of page