Gerenciamento de spa
Conheça os princípios básicos para o sucesso
Ter bons gerentes para ajudar a cuidar do negócio é o que todo proprietário de spa deseja, não é mesmo? No entanto, a maioria das empresas acabam ignorando um dos fatores essenciais para que um gerente desempenhe bem o seu papel, que é oferecer um treinamento de gerenciamento estruturado para novos líderes. Um bom treinamento complementa diversas competências e todas elas podem contribuir amplamente para que um spa tenha sucesso, colaboradores motivados e clientes satisfeitos.
A Amman Consultoras de Spas separou neste artigo princípios básicos para se levar em conta no gerenciamento de spa, com 10 tópicos essenciais que um novo gerente ou líder deve aprender e dominar.
1. Definir a função do gerente
Ao promover um colaborador a gerente, o primeiro passo é definir seu papel e alinhar quais são suas novas responsabilidades, como os seus esforços serão medidos e quais são seus objetivos. A descrição do cargo e atribuições deve ser concisa para que haja clareza e compreensão das responsabilidades e expectativas de desempenho.
2. Estabelecer uma base sólida de gerenciamento de spa
Para começar a gerenciar, o profissional precisa saber a missão, visão, valores, objetivos e estrutura de seu departamento, além de ter um plano de sucesso e começar a desenvolver a equipe. Por isso é importante que o spa tenha manuais de departamentos, pois são ótimas ferramentas de treinamento para ajudar os gestores a desenvolver suas equipes e produzir os resultados esperados.
3. Gestão e comunicação da equipe
Conhecer a equipe e a melhor forma de se comunicar com cada um é primordial. Afinal, um gerente é responsável pelo desempenho da equipe e precisa estar apto, atento e disponível para ajudar cada membro do time a se destacar. Além disso, o gerente deve estabelecer métodos de comunicação e deixar claro a importância de documentar eventos para manter a empresa segura e livre de problemas jurídicos.
4. Condução de reuniões de equipe produtivas
Para conduzir encontros produtivos, é necessário planejamento, estratégias de abertura e fechamento, entrega de mensagem principal de forma clara e motivação para influenciar positivamente a equipe do spa a agir. Caso contrário, o gerente perderá o respeito e a confiança da equipe e as pessoas se sentirão desmotivadas a participar das próximas reuniões.
5. Treinamento da equipe
Um gerente deve ter um currículo de treinamento para habilidades técnicas dentro do negócio de spa. Na maioria dos spas, o treinamento consiste, apenas, em fazer com que um fornecedor conduza uma explicação sobre seus produtos. No entanto, um bom treinamento deve ir muito mais além e, por isso, exige do gerente muita habilidade, prática, confiança e conhecimento.
6. Construir uma equipe de alto desempenho
Para construir uma equipe de spa de alto desempenho, é importante que o gerente saiba recrutar, entrevistar e contratar as pessoas certas, além de orientar adequadamente os novos contratados e posicioná-los para o sucesso.
7. Gerenciar a comunicação da equipe
Os gerentes de spa às vezes estão em uma posição em que devem ter conversas difíceis com um colaborador. Nessas horas é muito importante usar o tom, a mensagem e a linguagem corporal correta. Gerenciar conflitos e dramas, lidar com atitudes negativas, administrar fofocas e repreender comportamentos inaceitáveis são tarefas desafiadoras que requerem do gerente muito preparo.
8. Motivar a equipe
É responsabilidade do gerente garantir que a equipe esteja focada, motivada e gerando resultados positivos. Oferecer sugestões construtivas e oportunidades de fortalecimento são qualidade básicas. Um grande gerente é aquele que fornece feedback frequente enquanto desafia a equipe a crescer e de destacar.
9. Hábitos de gerenciamento de spa bem-sucedidos
O desenvolvimento de hábitos empresariais saudáveis é uma obrigação para todos os gerentes. Alguns desses hábitos saudáveis devem incluir a realização de avaliações de desempenho mensais, coaching e mentoria da equipe, reuniões positivas, enquanto se atinge ou supera as metas de desempenho e de satisfação dos clientes.
10. Compreender as finanças do spa
Um gerente deve supervisionar o orçamento do seu departamento, minimizar os custos e despesas, e aproveitar novos fluxos de receita para maximizar a capacidade e os lucros.
Se o líder for capacitado, educado e executar todos esses 10 fundamentos de gerenciamento de spa, com certeza o negócio terá muito mais sucesso.
Estou fazendo uma entrevista de gerente de Spa, nunca trabalhei nessa área mas estou super segura no que posso dá de melhor para essa empresa.