top of page

O olhar para quem cuida

Sabemos que o papel do massoterapeuta é importantíssimo para promover relaxamento, saúde e bem estar para o cliente. Este profissional não realiza apenas uma massagem, mas sim todo um trabalho terapêutico que tem o poder de resgatar a fluidez da energia corporal e impulsionar mudanças na vida do indivíduo, além, claro, de ser uma ferramenta auxiliar na prevenção e tratamento de dores e doenças variadas.



No entanto, muitas vezes o próprio terapeuta, que trabalha visando a saúde de seus clientes, acaba descuidando da sua própria. Por isso é muito importante que o profissional desperte o autocuidado, o autoconhecimento e permita se cuidar.

A ideia é instigar um olhar diferente e trazer uma consciência de autocuidado para estes profissionais: cuidar de si, para depois cuidar do outro.


A troca energética na massagem e a importância da energização pré e pós atendimento


Você já parou para pensar que interagimos energeticamente com as pessoas a todo momento? Em casa, numa consulta médica, num encontro com um amigo, numa conversa de trabalho. Isso acontece o tempo todo, não é mesmo? Agora imagine durante uma massagem. Por meio do toque, a troca energética que acontece entre terapeuta e cliente é ainda mais intensa. Afinal, tocar uma alma significa trocar energia. Então, o bem estar físico, mental, emocional e espiritual do terapeuta é extremamente necessário. O ideal é que ele cuide do seu campo energético para não se sentir desgastado ou com sua energia descarregada após a finalização de um atendimento. Mas como fazer isso?


Uma das maneiras é praticar exercícios de mentalização para promover uma ligação energética positiva com o cliente no início da massagem e uma desconexão energética no final da sessão.


Abaixo, selecionamos duas práticas de mentalização que podem ser usadas pelo terapeuta.


Ritual preparatório - Mentalização positiva com Cromoterapia


Neste exercício, atrelamos a mentalização positiva com a cromoterapia (terapia das cores). O objetivo é elevar a vibração energética entre terapeuta e cliente e proporcionar uma conexão benéfica para ambos.



De acordo com a cromoterapia, cada cor tem poderes específicos e geram reações diferentes no corpo físico e energético. Esta prática que ensinaremos a seguir foca nas seguintes cores: Violeta, que promove limpeza, transmutação e remoção de energias negativas; Azul, que traz a sensação de paz, calma, tranquilidade e possibilita cura e harmonia interna; e Dourada, que emana proteção e ligação com uma energia maior, com o Eu Superior.


Como fazer:


Feche os olhos, aprofunde as suas respirações e comece a relaxar os ombros e os músculos da face. Visualize uma luz violeta circundando os seus pés, subindo para as pernas, coxas, quadris, abdômen, peito, braços, pescoço, até chegar no topo da cabeça e envolver todo o seu corpo, atuando na limpeza e na remoção de qualquer energia de vibração mais baixa. Agora, essa luz ganha cor azul. Visualize-a cada vez mais intensa, à medida que ela permite que todo o seu ser vibre nas qualidades de paz e cura. Essa luz se transforma agora na cor dourada brilhante, tão forte que irradia externamente para todas as direções. Canalize-a em um feixe de luz saindo do topo da sua cabeça em direção ao universo, te conectando com o seu Eu Superior. Agora, mentalize a sua intenção ou desperte a sua gratidão.


Ritual pós-massagem - Mentalização de Desconexão


A desconexão energética é importante para que o terapeuta encerre a troca de energia com o cliente e não se sinta cansado ao final do seu dia de trabalho. O objetivo é finalizar o fluxo energético, sinalizando para o corpo que aquele momento está chegando ao fim.



Como fazer:


Mentalize uma luz dourada entrando pelo topo de sua cabeça e faça três respirações profundas e conscientes. Posicione suas mãos espalmadas sobre os olhos do cliente e mentalize essa luz dourada percorrendo um caminho até entrar pelo topo da cabeça dele. E para terminar, posicione suas mãos paralelas na direção dos ouvidos, em formato de concha, e realize mais três respirações longas.


Na Amman Consultoria de Spas, utilizamos em nossos treinamentos essas e outras ferramentas associadas às terapias naturais para despertar no terapeuta esse olhar interno e autocuidado. Os treinamentos também integram práticas que promovem maior consciência corporal e postural para realização das massagens, evitando assim problemas físicos de saúde para o profissional, como tendinites, lesões por esforço repetitivo e stress.


90 visualizações0 comentário
bottom of page