top of page

Qual o significado de “SPA”?

Descubra a história, origem e os tipos de spas definidos na atualidade. Você vai se surpreender com a relevância desta palavra e seu significado para o bem-estar.




SPA tem origem na expressão em latim “Salus Per Aquam”, ou “saúde pela água”. Teorias afirmam que a cultura do spa começou em Roma, com tratamentos de banho para ajudar soldados, debilitados da guerra, a curarem seus ferimentos.


Além disso, dados históricos mostram que a aristocracia romana tinha o hábito de frequentar as casas de banho, muito comuns na época, também procuradas para recreação, negociações e debate de temas políticos. A estância hidromineral da cidade de “Spa Francorchamps”, localizada na província de Liège, no leste da Bélgica, era conhecida por suas propriedades medicinais.


No fim do século XX, os spas começaram a ser vistos como locais que oferecem processos terapêuticos à base de água, vapor ou infusões, geralmente associados a massagens e tratamentos como podologia e nutrição.


Atualmente, o spa é conhecido como um espaço de bem-estar que oferece tratamentos de saúde e beleza por meio da água e de outras terapias, além dos procedimentos estéticos e também programas de exercícios físicos, como ginástica, meditação, yoga, etc. – tudo em benefício da renovação da mente, corpo e espírito, além da qualidade de vida.


Consultoria Spa
Amman Consultoria de Spas: projetos exclusivos e rituais únicos para o seu spa

Tipos de Spas


De acordo com a Associação Internacional de Spa (ISPA), existem diversos tipos de espaços de bem-estar, dependendo das necessidades e expectativas com relação ao serviço e tratamentos. Confira os principais tipos:


  • Spa Urbano (Day Spa): presente em grandes centros urbanos, não possuem estrutura de hospedagem. Oferecem tratamentos e serviços faciais e corporais, como tratamentos estéticos, massagens, saunas, jacuzzi e piscinas.


  • Spa de Destino: estrutura com hospedagem e alimentação focada na promoção do bem-estar e qualidade de vida. Geralmente estão localizados em regiões de muito verde e belas paisagens, tornando-se possível enriquecer os tratamentos de bem-estar com atividades ao ar livre.


  • Spa Médico: oferecem uma abordagem médica, integrando práticas terapêuticas com os estéticos para melhorar a aparência e o bem-estar de seus hóspedes. São gerenciados por uma equipe de médicos, apoiado por profissionais de beleza e bem-estar. Além de programas personalizados, incluindo a terapia física, são realizados tratamentos corporais e faciais, como a cirurgia estética, e a medicina antienvelhecimento, além de massagens para completar o programa de cuidados.


  • Spa Resort (Spa Hotel): estruturas de diferentes tamanhos e tipos, localizados dentro do resort ou hotel. São diversas áreas dedicadas a tratamentos, práticas esportivas e banhos de imersão (saunas, banheiras de hidromassagem, duchas, piscinas de água doce ou salgada, quente e fria). Sua principal diferença em relação ao Spa de Destino é o hotel operar independentemente do spa, dando a opção ao hóspede para adquirir ou não os serviços não incluídos na hospedagem.


  • Spa Termal: focado na promoção da saúde e bem-estar através de tratamentos de hidroterapia e banhos termais. Normalmente são localizados em áreas próximas a nascentes de águas termais, utilizados em tratamentos de beleza e também para cuidado com o corpo, graças às suas propriedades benéficas a dores reumáticas, respiratórias e musculares, além de promover o relaxamento.


  • Club Spa (Centro de Bem-Estar): espaços integrados a programas para boa forma, incluem tratamentos faciais e corporais, programas de perda de peso, atividades físicas e exercícios direcionados;


Spas e seus benefícios na atualidade


Stress, solidão, burnout, as conhecidas problemáticas do mundo moderno, têm se intensificado nos últimos tempos, principalmente nos grandes centros urbanos. Consequentemente, mais pessoas têm buscado espaços para relaxar, reservar um momento de introspecção e renovar as energias.


Pensando nisso, os spas podem sim ser um refúgio em meio às atribuições do dia a dia. Além dos conhecidos Spa de Destino ou Spas Resort (Hotel Spa) localizados fora da cidade, em que as pessoas normalmente se hospedam por dias para descansar, os Spas Urbanos são uma alternativa para fugir da rotina, cuidar do corpo e também da mente, com a praticidade garantida pela proximidade do lar ou do trabalho.


Reflexologia, aromaterapia, musicoterapia, yoga, meditação, caminhadas ao ar livre, cromoterapia, haloterapia (sala de sal) e até banheiras de flutuação sensorial, além de um cardápio de refeições naturais, orgânicas e funcionais, são sugestões que podem ser exploradas e adaptadas ao seu negócio de forma profissional, fazendo com que seu cliente se sinta bem-vindo e especial.


Quais tratamentos um spa deve oferecer?


Diversas opções de tratamentos e vivências podem ser oferecidas em um spa. Entre as terapias mais comuns, estão as massagens, banhos, drenagem e outras atividades relaxantes. A Amman Consultoria de Spas, que possui expertise em projetos do segmento, sugere ainda o uso de técnicas que despertem o bem-estar e a autoconsciência, integrando experiências, terapias e ambientes, e despertando os cinco sentidos. O ambiente deve ser tranquilo e agradável, favorecendo a introspecção.


No Brasil, também chamadas de Práticas Integrativas Complementares (PIC), fazem parte de um campo de conhecimento que vem se desenvolvendo desde o início da civilização, e tem a intenção de manter ou restaurar a saúde física e mental de forma integrada. Nela, a alma (emoções, sentimentos e pensamentos) é vista como indissociável da parte física (corpo), e os processos físicos e doenças relacionam-se a estados mentais e emocionais.


O bem-estar “no-touch”: uma novidade em tratamentos


A Amman Consultoria de Spas, que já atua com projetos personalizados e busca constantemente inovação no quesito bem-estar, com o novo cenário perante a epidemia do COVID-19, acelerou suas pesquisas no mercado internacional à procura de soluções que se enquadrem neste novo contexto mundial, sem deixar de lado a qualidade da experiência de hóspedes e clientes.


Dentre as tendências internacionais do mercado de spa e bem-estar, estão as experiências integrativas e alternativas à massoterapia, ou seja, inovações em tratamentos e experiências de bem-estar no-touch (sem o toque). Uma tendência que a consultoria acredita ser definitiva para o setor.


O preço e os custos dos tratamentos podem variar de acordo com a tecnologia, sofisticação e localização de seu espaço. Por isso, é imprescindível estudar a região e seu público-alvo, o potencial cliente a usufruir dos seus serviços.


Experiências de bem-estar “no-touch”


- Confira aqui, algumas das experiências de bem-estar “no-touch”, desenvolvidas pela Amman Consultoria de Spas:


Caminho de Pedras (Reflexologia)


Caminho de Pedras (Reflexologia), projeto Amman desenvolvido para Natin Spa (Wish Natal)
Caminho de Pedras, desenvolvido para Natin Spa (Wish Natal)

Neste projeto, uma área comum foi transformada em um ambiente terapêutico. Com um caminho de pedras em que é possível caminhar descalço, pontos reflexos concentrados nos pés são explorados, o que pode aliviar tensões e melhorar a circulação.


A prática, uma espécie de reflexologia, é muito comum na China, onde é chamada de “tap shek”. Na Coréia, caminhos de reflexologia são instalados em parques públicos, com o intuito de promover alívio e benefícios em pés cansados e doloridos.


A consultoria sugere ainda, durante a prática, um exercício de respiração profunda durante a prática e, ao final, uma meditação guiada, para intensificar a interiorização e o relaxamento.


Sala das Cores (Cromoterapia)


Sala de Cromoterapia
Sala de Cromoterapia - projeto Amman

Sala de cromoterapia integrada ao projeto de bem-estarmos, utilizando a vibração das cores para restaurar o equilíbrio e harmonia do corpo, da mente e das emoções.


As cores são integradas ao ambiente, atuando nos campos corporais desarmonizados e estimulando sua capacidade regenerativa.


O azul é a cor mais utilizada em espaços como este, já que, por suas propriedades calmantes e relaxantes, ajuda no combate de agitações físicas e mentais.


A sala proporciona o conforto necessário para se relaxar, esvaziar a mente e se conectar com os estímulos sensoriais. É possível ainda atrelar à experiência a musicoterapia e a aromaterapia, promovendo um relaxamento ainda mais profundo.


Aromaterapia


Ritual Aromacologia Amman
Ritual Aromacologia Amman

Todas as terapias e tratamentos sugeridos pela Amman se beneficiam da aromaterapia, uma técnica milenar praticada desde a antiguidade, que utiliza óleos essenciais para melhorar a saúde e reequilibrar as emoções.


Os óleos essenciais extraídos de diversas fontes naturais, tais como: flores, frutas, ervas e sementes, agem sobre diversos sistemas do organismo como o sistema linfático e imunológico, sendo assim importantes para o bem-estar físico.

Utilizamos óleos essenciais não só em massagens, mas também no início e fim de rituais terapêuticos, trazendo benefícios estéticos, mentais e emocionais.


Musicoterapia


Projeto Mindfulnes Amman desenvolvido para Natin Spa (Wish Hotel da Bahia)
Projeto Mindfulnes desenvolvido para Natin Spa (Wish Hotel da Bahia)

A consultoria não poderia deixar de explorar uma terapia integrativa tão importante para promover o bem-estar e o relaxamento, como a musicoterapia.


Esta prática age diretamente no cérebro, estimulando diferentes regiões, principalmente o sistema límbico, responsável pelas emoções, motivação e afetividade. Ela ainda aumenta a produção de endorfina, hormônio que proporciona sensação de prazer e bem-estar.


Em todos os projetos da consultoria, a acústica ideal é sempre levada em consideração em todos os projetos. A playlist é determinada para cada tipo de ambiente ou tratamento. Além disso, a musicoterapia é associada a outras Práticas Integrativas Complementares (PIC), como a cromoterapia e a aromaterapia, priorizando assim a sensação de relaxamento e bem-estar durante a vivência.


Novidades em tratamentos para o mercado brasileiro


- Confira também algumas novidades no mercado brasileiro, em estudo para implementação pela Amman Consultoria de Spas:


Haloterapia ou Saloterapia (Sala de Sal)


Conhecida como haloterapia, ou saloterapia, trata-se de uma terapia ancestral que recomenda a inalação de sal para cuidado de doenças corporais e respiratórias.


Seus efeitos calmantes e desintoxicantes podem apoiar os sistemas imunológico, nervoso e linfático.


Sessões de 15 a 20 minutos, com respiração lenta e profunda, já garantem momentos de imersão e ótimos resultados. A inalação de partículas pode ainda ajudar na redução do estresse, aumento de energia e melhoria do sono, além de atuar diretamente do sistema imunológico.



Flutuação Sensorial


Uma experiência de flutuar sem esforço. Uma vivência com profunda meditação na água, proporcionando sessões terapêuticas de relaxamento e bem-estar.


A água aquecida e os sais de Epsom (sulfato de magnésio), num tanque de flutuação acolhedor e seguro, silencia os estímulos externos para liberar e ativar a mente, mantendo a pessoa acordada, porém em estado de relaxamento.


Trata-se de um tanque de privação sensorial, que proporciona uma forte redução no estado de ansiedade e uma melhora substancial no humor.


Sessões no tanque de privação sensorial podem trazer inúmeros benefícios relacionados ao estresse e ansiedade, além da recuperação da fadiga muscular, alívio de dores e inflamações nas articulações. Uma experiência singular para expansão da consciência e do autoconhecimento.


A Amman Consultoria de Spas está apta a entregar as melhores experiências de bem-estar e desenvolver seu projeto de forma exclusiva, com soluções criativas e personalizadas. Para saber mais, entre em contato!

810 visualizações0 comentário
bottom of page