Spa Consultoria: A idealização de um projeto de bem-estar
Do planejamento à concepção, conheça todas as fases de um projeto
desenvolvido pela Amman Consultoria de Spas
Para a Amman Consultoria de Spas, um projeto de bem-estar vai além de massagens relaxantes ou banhos de imersão. Experiências de spa são verdadeiras jornadas sensoriais, que podem transformar o momento presente, equilibrando corpo e mente, e também o futuro, como um incentivo à qualidade de vida.
E para desenvolver experiências únicas, a Amman acredita numa relação de parceria e confiança com seus clientes, parceiros e também com a natureza do entorno. Uma relação de valor entre todas as partes, assim conectados com o propósito de bem-estar.
Conheça aqui todas as fases para idealização de um projeto, assim como a concepção da identidade Natin Spa, um projeto desenvolvido com muita dedicação e cuidado para a rede GJP Hotels & Resorts. A iniciativa enaltece os quatro hotéis upscale da rede, de bandeira Wish (Wish Natal, Wish Hotel da Bahia, Wish Foz do Iguaçu* e Wish Serrano*), cada um com sua identidade singular, conectados por um conceito único de spa e bem-estar.
*Projetos fase de desenvolvimento
1. Pesquisa e Estudo de Mercado
Para a Amman, uma boa coleta de dados é a base um projeto de sucesso. Com informações consistentes em mãos, é possível identificar detalhes e ainda encontrar pontos fortes que poderão enaltecer o projeto a ser desenvolvido. Para isso, é primordial conhecer o cliente, seus objetivos, além de sua idealização de projeto ideal. Tudo isso, para oferecer os melhores recursos e gerar resultados de acordo com o esperado.
Uma verdadeira imersão: Para o projeto desenvolvido para GJP Hotels & Resort, foram realizadas viagens de aprofundamento para cada uma das cidades em que os hotéis estão localizados (Natal, Salvador, Foz do Iguaçu e Gramado), com o intuito de conhecer, com mais detalhes, cada uma das infraestruturas dos hotéis, e ainda as raízes culturais, econômicas e históricas de cada região. Com isso, A Amman acredita ser possível definir estratégias mais assertivas para que seus clientes alcancem uma posição de destaque não só perante concorrentes, mas também para atender às necessidades de seus hóspedes.
2. Desenvolvimento do Conceito
Todos os projetos desenvolvidos pela Amman Consultoria de Spas têm uma razão de existir. Ou seja, além da concepção estrutural de um spa, sempre entregamos conexão: seja com um conceito principal, ou com os espaços e os tratamentos, nossa ideia é transformar o momento e a experiência.
Mindfulness como conceito: No projeto para os quatro hotéis Wish, o desafio foi desenvolver são só um projeto arquitetônico, com experiências e terapias exclusivas, mas também desenvolver um “conceito único” de spa, que se aplicasse a todos eles. Ou seja, proporcionar a mesma experiência sensorial em cada um dos hotéis da rede.
Por meio de um projeto de construção de marca, a Amman chegou ao conceito “Mindfulness”, reforçando a importância de se conectar com as vivências, sugerindo assim focar no momento presente. E para materializá-lo, o trabalho de design e paisagismo foi primordial. Junto com a equipe do projeto arquitetônico, o conceito foi aplicado de diversas formas dentro dos espaços, de forma sutil, mas sempre presente, se tornando parte da experiência de cada hóspede e cliente.
Tudo aliado à experiência: Ao entrar e ao sair do spa, o hóspede se depara com frases de introspecção ou externalização, como “Desconecte-se para se reconectar”, ou “Esteja presente em sua jornada sensorial”. Enquanto relaxa no momento pré-tratamento, o cliente é convidado a assistir a um vídeo que transmite uma mensagem sobre o conceito mindfulness, desenvolvido para despertar a atenção plena durante sua experiência. E durante a vivência, a terapeuta ainda é instruída a transmitir mensagens que enaltecem o toque, os aromas e a respiração profunda. Todas as iniciativas reforçam as sensações.
3. Uma marca única para cada projeto
Além de um conceito que represente a razão e a origem de cada projeto, a marca é também um elemento primordial para transmissão de uma mensagem clara e correta de um spa, além de seu propósito.
Natureza Interior: No projeto desenvolvido para os hotéis Wish da GJP Hotels e Resorts, a Amman encontrou força e significado em Natin Spa, uma abreviação para Natureza Interior. Uma marca que reforça o conceito mindfulness, conhecido como “olhar para dentro”, e ao mesmo tempo manifesta a importância da conexão com a natureza, presente em diversos elementos: no projeto arquitetônico e ambientação com elementos naturais, na escolha das cores (verde, cinza e terracota), no aproveitamento de espaços externos para reforçar a interação com a natureza, entre outros.
4. Projeto Arquitetônico: o cerne do projeto
Todos os projetos arquitetônicos desenvolvidos pela Amman têm como premissa a criatividade, a qualidade e a inovação. São projetos personalizados para cada cliente, desenvolvidos por especialistas antenados nas últimas tendências e nas novidades do mercado.
Mesmo conceito, arquiteturas distintas: Os projetos arquitetônicos desenvolvidos para os hotéis Wish são diferentes entre si, mas todos seguem o conceito Mindfulness como fio condutor. Isso porque, alguns projetos foram modernizados (Wish Hotel da Bahia e Wish Serrano*) e outros concebidos desde a etapa inicial (Wish Natal e Wish Foz do Iguaçu*). Mesmo muito diferentes, a arquitetura única de cada um não altera o conceito central do Natin Spa, o que garante a mesma singularidade da experiência sensorial em cada um dos quatro hotéis da rede.
*Projetos fase de desenvolvimento
Despertar a qualidade de fazer diferente e oferecer vivências para os mais diversos momentos e estilos de vida são alguns dos princípios da Amman. Por isso, outro ponto importante em cada uma das iniciativas são as experiências de bem-estar exclusivas, desenvolvidas de acordo com cada projeto arquitetônico, mediante estudo e adaptação dos espaços.
No Wish Natal, por exemplo, o verde interage com o interior das salas, ao mesmo tempo em que uma banheira externa se comunica com o tempo lá fora, trazendo a sensação quente da água, com o frio da garoa. Um caminho de pedras ainda trabalha a reflexologia nos pés, enquanto incentiva a respiração e conexão com o eu interior.
Já no Wish Hotel da Bahia, o paisagismo e a decoração fazem toda a diferença do projeto mais amplo e repaginado, interagindo com as técnicas da musicoterapia e aromaterapia. Cortinas de linho e as cores neutras reforçam o tom natural, e as salas de massagem trazem um ar acolhedor e reflexivo, assim como o conceito mindfulness desenvolvido.
As parcerias de fornecedores locais também seguem o propósito de “relação com o entorno”, um conceito muito importante em todos os projetos da Amman. No projeto Wish Natal, por exemplo, lustres e cestos de palha natural, feitos à mão, foram ambientados em diversos espaços, aproveitando e incentivando pequenos produtores e o comércio local.
5. Rituais terapêuticos em prol da autodescoberta
A personalização dos tratamentos de spa tornam a experiência ainda mais marcante. Por isso, em todos os projetos desenvolvidos pela Amman são desenvolvidos rituais únicos, para que, a cada vivência, despertem momentos de integração e transformação interior, proporcionando experiências memoráveis.
Autodescoberta e reconexão: no projeto do Natin Spa, não poderia ser diferente. Um menu de tratamentos foi desenvolvido, com tratamentos relaxantes, revigorantes e desintoxicantes, assim como tratamentos faciais, day spa e a vivência a dois, trazendo experiências que incentivam a autodescoberta e a conexão com os sentidos.
Para tornar a experiência ainda mais personalizada, o escalda-pés, uma experiência pré-massagem elaborada pela Amman, é customizado com a fragrância característica de cada uma das regiões hotéis da rede. Por exemplo, na Bahia, os sais são misturados com o capim-limão. Já em Natal, com alecrim.
6. Do atendimento aos enxovais: o conceito em cada detalhe
Todos os elementos que compõem o ambiente do spa têm uma razão de existir e se comunicam. Por isso, para transformar as experiências de bem-estar em verdadeiras jornadas sensoriais, a Amman foca sua atenção em detalhes como: qualidade dos enxovais, toalhas e roupões, produtos cosméticos e ainda no padrão do atendimento da equipe, elementos que fazem parte da transmissão da mensagem e do conceito desenvolvido. Cada detalhe importa.
Tudo comunica: todos os hotéis Wish têm a mesma comunicação visual Natin Spa. Os enxovais e toalhas escolhidos a dedo e desenvolvidos com o logotipo do spa, trazem personalização; o uniforme das terapeutas, desenhados para trazerem sofisticação, conforto e mobilidade para as profissionais, foram elaborados na cor verde musgo, transmitindo tons da natureza e harmonização com o entorno. Os produtos cosméticos da marca Natura também se associam ao conceito, já que são desenvolvidos por uma marca brasileira, com ingredientes naturais e locais.
Padrão de atendimento: capacitar toda a equipe para realizar um atendimento de qualidade e padronizar processos são de extrema importância para que a mensagem elaborada seja disseminada de forma correta. Para a Amman, esta é uma fase tão primordial quanto as demais etapas de desenvolvimento. Ela traz coerência entre o que foi idealizado e o que será transmitido.
Por isso, workshops e treinamentos já foram realizados nos dois hotéis Wish em operação (Wish Natal e Wish Hotel da Bahia), garantindo a comunicação do conceito e das informações sobre os tratamentos para todos os funcionários, inclusive de diferentes áreas, como: recepção, vendas, comercial, para que entendam um pouco da experiência do spa. Nos demais hotéis da rede, ainda em desenvolvimento, esta fase se encontra ainda no cronograma de operações, já que se integra entre as atividades finais.
7. Lançamento e Comunicação: um toque especial
A divulgação dos projetos também faz parte de um dos pilares de atuação da Amman. Isso porque, comunicar de forma coerente a razão de existir cada um dos spas, também faz parte de seu sucesso. E a divulgação de uma iniciativa está em tudo: na orientação, captação e escolha das fotos feitas pelo fotógrafo, no desenvolvimento de um plano estratégico de assessoria de imprensa para divulgação à imprensa, no planejamento de um evento de lançamento para movimentar o mercado local. Todos os detalhes se comunicam, entre si e individualmente.
Lançamento de sucesso: Para o lançamento do Wish Natal, a equipe da Amman acompanhou todos os processos de lançamento e da comunicação e divulgação do projeto. O material de divulgação, como press release, assim como acompanhamento do evento de lançamento fizeram parte do sucesso do projeto de concepção do Natin Spa.
O tempo para finalização de um projeto é determinado de acordo com os cronogramas estabelecidos pelo cliente, além de suas necessidades e objetivos. Todas as fases descritas neste artigo são personalizadas, e por isso variam de projeto para projeto. Já o padrão de qualidade e foco em todos os detalhes são premissas estabelecidas pela Amman.
Trabalhamos em benefício do bem-estar. Nosso compromisso é oferecer uma consultoria completa e de qualidade, entregando conhecimento e inovação. Por isso, a cada vivência, entregamos uma experiência única, que ultrapasse barreiras e se conecte, captando emoções e sentimentos. Tudo em benefício da saúde e da qualidade de vida.
Kommentare