top of page

Spas e Hotéis Sustentáveis: como aplicar a sustentabilidade no mercado de bem-estar?


Spas e Hotéis Sustentáveis: Saiba como e por que ser mais sustentável
Imagem capa

Cada vez mais empresas - e dos mais variados setores - têm investido em ações que coloquem em prática a sustentabilidade. Marcas que desejam se manter a longo prazo já entendem que ser sustentável não é mais uma opção e sim uma necessidade.


No setor de bem-estar e SPAs, essa preocupação é ainda mais importante. Afinal, estamos falando de um mercado em que o cuidado com o meio ambiente e a integração com a natureza são essenciais!


Mas como é possível transformar os Spas e Hotéis mais sustentáveis? No artigo de hoje vamos compartilhar algumas dicas para mostrar porque é vantajoso e como colocar em prática as ações de transformação.


Para isso, nos baseamos na FuturePlus, uma plataforma focada em sustentabilidade e ESG, e nas práticas já aplicadas pela Amman Consultoria. Confira!


Por que serem Spas ou Hotéis Sustentáveis?


Buscar o equilíbrio entre o crescimento da empresa e a responsabilidade ambiental e social é o objetivo de muitas marcas atualmente. E não é à toa!


Ao implementar ações sustentáveis, a empresa não só beneficia o planeta, como também fortalece a marca e ajuda a reduzir custos operacionais a longo prazo. 


Ou seja, tem benefícios para todos, vamos ver algumas delas a seguir!


3 motivos para investir na sustentabilidade em SPAs


1. Lidere a transformação e seja referência no mercado

Ser uma referência em sustentabilidade é hoje um grande diferencial para qualquer negócio. No mercado de bem-estar esse impacto pode ser ainda maior.


Além de garantir parcerias e maior reconhecimento da marca, esse pode ser um posicionamento essencial para um futuro próspero nos negócios. 


E já tem até exemplo no mercado brasileiro. O Lapinha Spa chegou a vencer o World Spa & Wellness Awards 2021, na categoria Spa Sustentável do ano, ajudando a tornar a marca reconhecida no assunto.


2. Redução de custos:

Ser sustentável também é ser mais eficiente, reduzir riscos e custos. 


Por mais que as ações de transformação para uma realidade mais sustentável gerem custos de investimento, no médio e longo prazo a operação se torna mais saudável não só para o meio-ambiente como para as finanças da empresa.


Para isso, é importante contar com um plano de ação bem estruturado, garantindo um progresso mensurável. Ou seja, que o Spa consiga acompanhar o desempenho das ações de sustentabilidade e identificar pontos de melhoria. 


3. Atração de Clientes e diferenciação no mercado:

Como falamos acima, os consumidores estão valorizando cada vez mais as marcas que tenham preocupação com a sustentabilidade.


Assim, ao se tornar um hotel ou Spa sustentável, a marca está se conectando com esse novo consumidor consciente. 


Além de se destacar da forte concorrência do mercado, é possível atrair uma base de clientes fiéis, fortalecendo a reputação da sua marca ao mostrar um compromisso real com a sustentabilidade.

Viu só como pode ser muito vantajoso se tornar um SPA sustentável? Para te ajudar a colocar algumas ações já em prática, confira as nossas dicas!


4 dicas da Amman para ser um SPA ou Hotel sustentável



A Amman  Consultoria já aplica ações de sustentabilidade em SPAs e hotéis de bem-estar
Amman Consultoria - Wish

Em nossos projetos aqui na Amman, estamos com um olhar cada vez mais aguçado para a sustentabilidade, considerando sempre como certas ações podem ser alteradas para causar o menor impacto possível ao meio ambiente.


Algumas ações são simples e podem ser facilmente aplicadas no dia a dia do seu Spa, mas é importante ter um plano de transformação baseado na realidade de cada negócio. 


Para se ter uma ideia, é preciso pensar na sustentabilidade desde o projeto arquitetônico!


Mas vamos para práticas que já implementamos com a nossa consultoria e ajudam a ter uma rotina mais sustentável:


1 - Redução no uso e descarte de materiais: 


Em todos os projetos da Amman, começamos a inserir dispensers com embalagens maiores ou com refil ao invés das amenities menores. Assim, conseguimos reduzir o uso de plástico das embalagens e gerar menos resíduos.


Você pode aplicar este conceito em vários pontos da operação no seu SPA!


2 - Uso de materiais e produtos sustentáveis


Outra prática que já é realidade em nossa operação é a valorização de marcas que apliquem a sustentabilidade. 


Essa preocupação é válida tanto nos formatos de produtos, com uso de refil e embalagens reutilizáveis, quanto nos ingredientes deles, valorizando aqueles que não tenham componentes poluentes ou agressivos ao meio ambiente!


3 -  Diminuição no uso de descartáveis 


A troca de materiais descartáveis por produtos duradouros e que podem ser higienizados é uma ótima maneira de reduzir o impacto da operação ao meio ambiente. Alguns exemplos bastante comuns nos Spas e hotéis são lençóis, chinelos, toalhas e aventais!


4 -  Descarte correto de resíduos


Por mais que reduza a utilização de embalagens e materiais, sempre haverá a geração de lixo. Por isso, é essencial garantir o descarte correto de cada resíduo. 


É possível investir em estratégias de logística reversa, valorizando a reciclagem, a coleta adequada e a separação do que é orgânico e do que não é reciclável. Assim, o impacto é reduzido e a marca colabora com o meio ambiente.


Conclusão


Com as vantagens apresentadas e as dicas da Amman, podemos perceber que a adoção de práticas sustentáveis não só é benéfica para o meio ambiente, mas também é essencial para o sucesso de hotéis de bem-estar e SPAs. 


Ao implementar algumas medidas de sustentabilidade na operação, a empresa ainda fortalece sua marca e reduz custos, contribuindo para um mundo mais sustentável e saudável. 


Se você também acredita em um mundo melhor para o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. Venha conversar com a gente e saber como podemos ajudar na transformação do seu SPA. 


E continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais para ver mais dicas e exemplos!


51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page