Tipos de macas: conheça as principais usadas no mercado de Spas
Neste post você vai saber mais sobre os três tipos de macas que mais são utilizadas neste segmento, suas principais características e diferenças.
As macas são equipamentos utilizados em diversos setores, como hospitais, clínicas, ambulâncias e centros de saúde, para o transporte e o conforto de pacientes. No mercado de bem-estar, quando falamos de Spas, as macas estão sempre presentes e é um item importantíssimo e que merece atenção, afinal, é em cima deste equipamento que grande parte dos serviços de um Spa serão prestados. Ou seja, escolher macas de boa qualidade, que atendam às necessidades, é fundamental. Mas antes, também é importante conhecer os principais tipos, suas diferenças e usabilidades.
E é isso que traremos agora.
Existem diferentes tipos de macas disponíveis, incluindo macas portáteis, fixas e elétricas. Aqui está uma breve descrição de cada uma delas e suas principais diferenças:
Maca portátil:
Esta é uma maca projetada para ser facilmente transportada e montada em diferentes locais e ambientes. Geralmente, ela é leve, dobrável e compacta, o que facilita seu armazenamento e transporte. A maca portátil é ideal para ser usada para transferir pacientes de um local para outro, como dentro de um hospital ou em situações de emergência. Este tipo de equipamento possui, normalmente, alças para facilitar o manuseio e a mobilidade, tornando possível o atendimento “home care” . Um ponto a ser considerado, é que, no entanto, ela pode ter capacidade de carga limitada em comparação com outros tipos de macas. Esta maca é muito utilizada em spas, principalmente em ambientes que precisam ser transformados e que as macas podem ser desmontadas. Porém existe outro tipo, a fixa, que falaremos a seguir, que é mais indicada para os spas.
Maca fixa:
A maca fixa é uma estrutura permanente e estável, geralmente encontrada em hospitais, clínicas, centros de saúde e nos spas. Ela pode ser fixada em uma superfície estável, proporcionando maior segurança e estabilidade para o cliente durante os atendimentos. Este tipo de maca pode ser ajustável em altura, permitindo que os profissionais de saúde e bem-estar adequem a altura da maca às suas necessidades e preferências. Ela pode ser equipada com recursos adicionais, como grades laterais de segurança, suportes para acessórios e ajustes de posição. Normalmente, este tipo de maca tem uma capacidade de carga maior do que a maca portátil.
Uma das versões de maca fixa é produzida exclusivamente para gestantes.
Maca elétrica:
A maca elétrica é semelhante à maca fixa em termos de estrutura e estabilidade, mas possui um recurso adicional de acionamento elétrico. A altura, a inclinação e outras posições deste tipo de maca podem ser ajustadas eletronicamente, por meio de um sistema de controle. Elas são controladas por botões ou painéis de controle, permitindo ajustes precisos e fáceis de serem realizados pelos profissionais de saúde e bem-estar. A maca elétrica oferece maior conforto para o paciente e maior conveniência para os profissionais que as manuseiam, especialmente em procedimentos que requerem alterações frequentes na posição do cliente. No entanto, quando falamos do mercado brasileiro, ou até mesmo América Latina, este tipo de maca é mais difícil de ser encontrado, e com o valor de investimento mais alto.
De forma geral, a principal diferença entre as macas portáteis, fixas e elétricas está em sua mobilidade, estabilidade e recursos de ajuste. A maca portátil é mais fácil de transportar, enquanto a maca fixa oferece maior estabilidade. Já a maca elétrica permite ajustes eletrônicos de posição, proporcionando mais conforto e facilidade de uso.
Nos projetos realizados pela Amman, consideramos todos os aspectos de um Spa e orientamos também para o tipo de maca mais adequada a ser utilizada.
Kommentare