Você já ouviu falar na haloterapia?
Conheça um pouco dessa terapia complementar que pode ser oferecida em spas e que ajuda a melhorar problemas respiratórios.
A haloterapia, ou terapia do sal, como também é conhecida, é uma técnica de tratamento alternativo que envolve a inalação de partículas de sal e tem o objetivo de melhorar a saúde respiratória, aliviando e reduzindo sintomas de alergias e doenças respiratórias como asma, bronquite, sinusite, rinite alérgica, entre outros, aumentando, assim, a qualidade de vida. Ela não tem o poder de curar doenças respiratórias graves, no entanto, pode ser usada como terapia integrativa e complementar a tratamentos médicos convencionais para ajudar a espaçar as crises e diminuir a intensidade de problemas respiratórios em geral.
No Brasil, a haloterapia pode ser encontrada, além de clínicas especializadas, em spas, onde os clientes podem desfrutar de sessões de inalação de sal em salas especialmente projetadas, com paredes e pisos cobertos de sal, bem como um dispositivo de nebulização que pulveriza partículas de sal no ar para que sejam inaladas pelos clientes. Alguns spas também oferecem sessões de haloterapia em cabines individuais para proporcionar maior privacidade.
No ambiente de Spas, a terapia do sal também se apresenta como uma opção interessante para aqueles que buscam uma experiência de relaxamento e bem-estar.
Como a Amman está trabalhando com a haloterapia
Na Amman, estamos desenvolvendo um novo projeto em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no qual a haloterapia está sendo incluída de uma maneira diferente do que costumamos ver no Brasil. Com referência internacional, neste projeto elas serão construídas com tijolos feitos com sal do himalaia, compondo um painel como nesta imagem abaixo, oferecendo uma experiência diferenciada.
Entenda com essa terapia alternativa funciona no corpo
Ao entrar no sistema respiratório, o sal puxa água para as vias aéreas e isso torna o muco mais fino, facilitando que seja expelido ou absorvido pelo corpo. Com isso, a passagem do ar é facilitada, trazendo a sensação de alívio nos casos de alergias, por exemplo.
Outro benefício que vale mencionar é que, devido à sua propriedade anti-inflamatória e antimicrobiana, o sal diminui a inflamação das pequenas vias aéreas e atua como regulador do sistema imunológico.
No entanto, existem algumas contraindicações importantes como para pessoas que possuem doença renal crônica, hipertensão ou doenças cardíacas. Além disso, mesmo que o interessado na haloterapia não apresente nenhuma das doenças contraindicadas, é recomendado que consulte um médico antes de decidir iniciar esse tratamento. Pessoas com problemas de pele também devem consultar um médico antes de experimentar essa terapia.
Curiosidade…de onde veio a haloterapia?
A terapia do sal não é novidade, afinal, ela vem sendo praticada desde a Idade Média. Seus benefícios foram descobertos na Rússia e em países do Leste Europeu, regiões repletas de minas de sal. Na mina de Wieliczka, na área metropolitana da Cracóvia, na Polônia, os operários raramente apresentavam doenças respiratórias e tinham aparência mais saudável que o resto da população. Os donos das minas associaram as vantagens ao ambiente salino e vislumbraram uma oportunidade de negócio: nasceu assim o primeiro “resort” de sal. Com instalações esculpidas pelos próprios mineiros, o lugar se tornou um spa para tratamento de doenças respiratórias nos anos 1960 e é, ainda hoje, atração turística para aqueles que visitam o país.
Comments