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A retomada dos Spas pós-COVID-19

Atualizado: 22 de jul. de 2020

Cartilhas personalizadas Amman Consultoria de Spas



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O momento atual, pós COVID-19, pede alternativas em todos os setores da indústria, inclusive o setor hoteleiro. Com o cenário inicial de retomada das atividades turísticas, reabrir um spa pede estratégias e mudanças operacionais.

A atenção aos protocolos de higiene, sobretudo em relação à limpeza de espaços compartilhados, se torna quesito indispensável, principalmente para manter a qualidade dos serviços e experiências de qualidade. Com clientes mais exigentes, conectados e interessados em qualidade, comodidade e segurança, sinalizar a atividade de limpeza e organização se tornam quesitos indispensáveis, tanto para proporcionar momentos de bem-estar, quanto para manter sua confiança.

A Amman Consultoria de Spas já está preparada para ajudar no desenvolvimento e implementação de seu projeto, considerando as novas medidas de segurança necessárias, além de realizar o treinamento das equipes. Tudo isso, de acordo com o seu estabelecimento, região e órgão de saúde.

Compartilhamos aqui algumas das nossas orientações, em caráter informativo, mantendo como premissa a saúde e o bem-estar de todos. Estamos à disposição para desenvolver um manual personalizado, de acordo com o seu negócio e necessidades.


Treine sua equipe e reforce a importância da participação e colaboração de todos. Isso envolve um protocolo muito bem detalhado sobre a maneira correta de limpeza das salas, como lavar as mãos, retirar a máscara, sobre o uso do álcool em gel, entre outras medidas. É crucial que, todos não só sigam as orientações, mas também consigam orientar seus clientes, atuando assim como especialistas.



Antecipe a compra de materiais descartáveis e EPIs. Muitos fornecedores podem estar com uma demanda maior, e consequentemente com prazos de entrega mais longos. Esse planejamento pode garantir que o spa não deixe de realizar um tratamento por falta de material, evita frustrar seu hóspede e ainda perder faturamento.


Organize a escala de trabalho e realize atendimentos mediante agendamento, sempre estabelecendo espaçamento entre os horários (sugerimos alteração de 15 para 30 minutos). Isso evita aglomerações na sala de espera, bem como viabiliza o tempo necessário para higienização da cabine. Sugerimos também orientar os clientes a não levarem acompanhantes ou animais de estimação.



Lave e desinfete os uniformes dos funcionários diariamente. Além disso, a cada novo cliente, oriente a troca da máscara e jaleco descartáveis. Recomendamos também a troca de roupas e calçados utilizados no trajeto casa-trabalho, e reforçar que o uso de luvas não deve, em hipótese alguma, substituir a lavagem frequente das mãos.




Sempre que possível, dê preferência à ventilação natural. Deixe portas e janelas abertas entre setores, para ajudar na circulação e também evitar o toque em puxadores e maçanetas. Quando não for possível, sugerimos o uso de purificadores de ar com óleos essenciais.



Compartilhe com os clientes uma cartilha detalhando as medidas praticadas e quais orientações ele deverá seguir durante sua vivência. Ao entender as regras praticadas previamente, conseguimos minimizar a ocorrência de clientes que não queiram, por exemplo, usar máscaras ao chegar ao estabelecimento. A divulgação pode ser feita pelos canais de relacionamento com o cliente, ou seja, e-mail, WhatsApp, Booking, etc.

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