top of page

Turismo de Bem-Estar: uma década de crescimento e projeções de altas de 16,6% até 2027

Atualizado: 21 de mai.


Em 10 anos, o Turismo de Bem-Estar cresceu mais que o turismo geral

O Turismo de Bem-Estar é um dos setores que mais crescem no chamado mercado de bem-estar. Entre 2012 e 2019, o setor chegou a uma média de crescimento anual de 8,6% no número de viagens globais. 


Após o período de pandemia, o setor vem se recuperando rapidamente. E as projeções são ainda mais animadoras, com expectativa de aumentos de 16,6% até 2027 nas despesas com viagens de bem-estar.


Os dados são do mais recente relatório Global Wellness Tourism Economy do Global Wellness Institute (GWI), que analisa o compilado de 10 anos de dados desde o primeiro relatório divulgado pelo instituto em 2013.


Neste artigo, separamos os principais dados e análises apontados no estudo do GWI e explicamos um pouco mais sobre o mercado de Turismo de Bem-Estar. Confira!


O que é turismo de bem-estar?

O turismo de bem-estar faz parte do setor da economia conhecido como mercado de Wellness, e se refere a viagens com destino a hotéis e SPAs que oferecem serviços e atrações para quem busca bem-estar e cuidado com a saúde física e mental.


Atividades e locais focados no relaxamento, que oferecem práticas como meditação, massagens, SPAs, atividades físicas, além do contato com a natureza e a tranquilidade são alguns dos atrativos para os “turistas do bem-estar”. 


O Wellness Tourism, como é conhecido o setor em inglês, já superou o desempenho geral da indústria do turismo na última década. Como mostra o estudo de dez anos de dados do Global Wellness Institute. 


Vamos ver alguns dos resultados apontados no relatório!


Recuperação do crescimento do turismo de bem-estar após pandemia


Alt text da imagem: Gráfico do GWI mostra o aumento das Viagens de Bem-Estar desde 2012

O gráfico acima mostra que os gastos em viagens de turismo de bem-estar pelo mundo atingiram um pico de 936,4 milhões de dólares em 2019


Após o período de pandemia, o setor vem se recuperando gradualmente com o número de viagens crescendo em média 30,2% ao ano! Esse ritmo de retomada é 27% mais rápido do que a taxa de crescimento do mercado geral turismo entre 2020 e 2022.


Gráfico aponta que os gastos no turismo de Bem-Estar já superam a indústria de turismo global

O gráfico acima aponta ainda projeções de crescimento ainda superiores ao turismo geral até o ano de 2027. As previsões para o setor são de aumentos de 16,6% nos gastos e de 14,7% no número de viagens de bem-estar no período!


Maior participação do turismo de bem-estar no segmento


O primeiro relatório sobre o setor, publicado pelo GWI em 2013, apontava que os gastos no turismo de bem-estar representavam 5,8% do que o mercado mundial de turismo gerou no ano. 


Porém, com o amplo crescimento do segmento focado em bem-estar, a participação no faturamento da indústria de turismo também aumentou, como vemos no gráfico abaixo:


Estudo do GWI aponta que a participação do setor de Bem-Estar no turismo cresce a cada ano

Já no ano de 2022, as viagens de bem-estar representaram 7,8% de todas o setor turístico no ano. E a expectativa de chegar a 8,29% de participação nos gastos do segmento até 2027.


Como podemos ver no segundo gráfico, as despesas no turismo de bem-estar crescem em ritmo mais acelerado do que as demais áreas de turismo. E a explicação, segundo o estudo, está no gasto médio do turista de bem-estar!


Quer ver um exemplo? Em 2022, os turistas que fizeram viagens internacionais de bem-estar gastaram em média 1.764 dólares por viagem, uma valor 41% maior do que gastaram os turistas tradicionais no mesmo ano.


Já nas viagens domésticas, a diferença nos gastos no turismo de bem-estar e do típico turista foi ainda maior: 175%


HTurismo de bem-estar: ótima oportunidade de investimento


Com os dados e projeções globais apontados no relatório de 10 anos, podemos concluir que o turismo de bem-estar oferece ótimas oportunidades de negócios. Especialmente para quem já atua nos setores de SPAs, hotéis e resorts, e para quem oferece serviços de bem-estar!


Para aproveitar esse crescimento no mercado, é importante se preparar para atender as necessidades do público com ótimos serviços, infraestrutura e qualidade no atendimento. 


Aqui no nosso blog, estamos sempre trazendo dicas e novidades de tratamentos e soluções que valorizam as experiências de bem-estar. 


Além disso, a nossa série Spas afora traz exemplos de hotéis e spas pelo mundo que se destacam no turismo de bem-estar. Vem conferir e siga nossas redes sociais para não perder nada!


Você também pode conferir o estudo completo do Global Wellness Institute aqui neste link!

 


58 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page