Spas Afora: Arcos, curvas e texturas no Sense, a Rosewood Spa, em Paris
Atualizado: 26 de fev.
A Amman está sempre ligada em tudo o que acontece no mercado de spas e bem-estar no Brasil, e vai além, atravessando fronteiras para buscar o que é tendência no setor no mundo, Spas Afora. Este, inclusive, é o nome da nova série de posts que a Amman preparou com o intuito de compartilhar suas experiências em diversos spas renomados pelo mundo, trazendo a visão da fundadora, Talita Silvério, em relação não apenas às massagens e atendimento que recebeu em cada lugar, mas também uma análise dos projetos como um todo, do ponto de vista conceitual e cultural.
Afinal, cada lugar é único e cada experiência também.
Esperamos que goste!
A experiência e os diferenciais
Neste primeiro post, o spa da vez é o Sense, a Rosewood Spa, em Paris, na França, dentro do luxuoso Hôtel de Crillon. O Spa é assinado por David Lucas, um cabeleireiro que atua no setor de bem-estar. No Sense, é possível experienciar diversos tipos de massagens e tratamentos. Onde a tecnologia e todo o conceito aplicado em cada ambiente impressionam, e se encontram com o know-how manual das técnicas e com o requinte dos franceses.
A experiência começa na recepção, com um ambiente bem iluminado e um ótimo atendimento. Logo na entrada, o cliente já é impactado com uma prateleira de produtos, uma espécie de convite para provar e testar os itens. Um pouco diferente que no Brasil, no Sense, a Rosewood Spa, todos os produtos expostos ficam disponíveis para serem testados e provados à vontade, e a recepcionista faz também um papel de vendedora, explicando cada um deles.
Depois da recepção inicial, o cliente é direcionado para uma segunda sala, onde irá preencher a ficha de anamnese e escolher a massagem de preferência com base no menu sucinto, um pequeno catálogo que é entregue ali. Se quiser, enquanto escolhe e preenche a ficha, pode aproveitar para beber uma água aromatizada ou um chá. Também é oferecida uma toalhinha umedecida e aquecida para higienização das mãos.
Para chegar nessa segunda sala, o caminho passa por um corredor cujas paredes texturizadas fazem curvas, um diferencial do projeto arquitetônico, onde o corredor já remete a sensação de bem-estar. Neste momento, a iluminação já muda. Ao invés de luzes brancas, como na recepção principal, luzes amarelas, mais condizentes com um ambiente de spa. No teto, a escolha da cor em tons pastéis, areia, creme, contribuem para uma sensação a mais de aconchego, conforto e desaceleração.
Após a escolha das mensagens, o cliente se direciona para os vestiários, que são muito espaçosos, com lockers bem distribuídos onde ficam cabides, roupão, toalha e pantufas. Alí, numa espécie de bancada, ficam expostos também um kit decorativo de roupão e alguns produtos de higiene pessoal que podem ser usados, além de espelho e secador. Nos vestiários, a iluminação também é indireta e amarelada, tudo condizente e em sinergia com o conceito visto desde a chegada.
Depois do vestiário, é a hora da massagem. Nesta sala as luzes são também amarelas e indiretas, mantendo e acentuando a sensação de relaxamento. E é aqui onde aparece o primeiro grande diferencial do Sense, a Rosewood Spa: a tecnologia. Diferente do Brasil, onde as macas são de madeira e com ajustes manuais, lá eles têm fornecedores que produzem equipamentos totalmente automatizados, mais inovadores, onde é possível controlar facilmente desde a altura até a temperatura da maca.
Voltando à massagem, a escolhida foi a relaxante corporal, com duração de uma hora. Na experiência da Talita, a massagem foi boa e possibilitou um relaxamento muito agradável, ou seja, entregou o que prometeu. Um outro ponto diferente do praticado aqui no Brasil foi a personalização do atendimento por meio das velas, ao invés de óleos essenciais. “O uso da vela, embora faça o custo do serviço aumentar, propicia uma experiência muito interessante. O aroma da vela consegue permanecer mais tempo no ambiente, diferente dos óleos que evaporam mais rápido. As velas também contribuem para deixar o ambiente mais aconchegante, com a iluminação amarelada. Além disso, a vela também pode ter um apelo de venda. O cliente pode gostar e querer comprar após ter provado o uso no atendimento”, avalia Talita.
Depois de recebida a massagem, ainda é possível aproveitar e continuar relaxando em uma incrível área com piscina aquecida. Neste ambiente, a luz natural é destaque, com o teto rasgado onde é possível ver o ambiente externo.
Projeto arquitetônico pensado em detalhes
Outro grande diferencial do Sense, a Rosewood Spa, e o principal deles, inclusive, é o projeto arquitetônico e a aplicação do conceito em todos os espaços. Arcos por toda parte, sem pesar no exagero, corredores não lineares, texturas nas paredes. Desde a recepção, até os banheiros, vestiários, armários, sala de massagem, tudo em perfeita sincronia.
“É incrível como cada detalhe está conectado nesse spa, dá para perceber que tudo foi muito bem pensado. A proposta arquitetônica remete aos arcos de antigamente, seguindo a ideia de não ter um corredor reto, por exemplo. Até o aparador da sala, o locker do banheiro, entre outros detalhes, tem essa referência dos arcos. Na minha visão, o arquiteto foi muito assertivo em aplicar o conceito nos ambientes”, analisa Talita.
Além disso, também chama a atenção o roupão oferecido, com uma gramatura maior, capuz, gola e mangas longas. Embora Paris tenha alguns meses quentes, na maior parte do ano o país tem temperaturas mais amenas a baixas, o que explica a preocupação do spa com mais esse detalhe. “É interessante ver essa diferença. Aqui no Brasil, em razão do nosso clima, nossos spas oferecem roupões com tecidos mais leves e de manga curta”, lembra.
Um dos motivos pelos quais a Amman escolheu o Sense, a Rosewood Spa para uma visita em sua viagem à Europa foi a parceria do spa com a linha By Sisley, já que a marca era recém chegada no Brasil e essa era uma grande oportunidade para entender um pouco o que ela entregaria no Brasil. Além de toda a experiência já registrada aqui neste post, também foi possível testar e conhecer alguns produtos da marca, que tem altíssima qualidade e agregam valor à experiência da massagem.
Esperamos que tenha gostado de saber um pouco da visão da Amman em suas experiências Spas Afora. No próximo post da série, iremos compartilhar um pouco sobre a experiência no Spa Fasano localizado em Punta del Este - Uruguai. Até lá!
Comments